MOBIRIO – ASSOCIAÇÃO CARIOCA PELA MOBILIDADE ATIVA

Tempo de leitura: 2 minutos

Parte dos associados após a reunião de fundação da MobiRio

Foi fundada no sábado, 28 de janeiro, com aprovação do estatuto e escolha da primeira diretoria, a MobiRio (Associação Carioca pela Mobilidade Ativa), instituição que tem como objetivo tornar a cidade do Rio cada vez mais adequada ao transporte que utiliza tração humana, como a bicicleta, a caminhada, skates entre outros. O encontro aconteceu no Museu de Arte do Rio.

A associação atuará pressionando o poder público, inclusive com interpelação jurídica nos casos necessários, pautando a imprensa, criando projetos de educação entre outras formas. Democratizar o acesso à cidade é a finalidade da MobiRio, já que existem milhares de pessoas que querem se locomover sem precisar estar dentro de uma tonelada de aço, e garantir essa liberdade de escolha é contribuir com uma cidade mais inclusiva e reduzir a desigualdade.

A diretoria é formada pela arquiteta e urbanista Carolina Queiroz, pela advogada e produtora Joanna Almeida e pelo produtor Renan Braga.

Veja a carta de valores da associação. Se tiver se identificado e quiser participar, é só preencher o formulário para apreciação: https://goo.gl/forms/U6G3s27VpTMa1b3J2

Carta de Valores da MobiRIo

A MobiRio adota os valores e princípios abaixo na realização de suas finalidades. Todas associadas e associados devem observá-los enquanto membros.

Paixão e Companheirismo​: a MobiRio é composta por uma rede de pessoas que voluntariamente se dedicam à luta por uma cidade que respeita os modais ativos de transporte. O trabalho voluntário envolve a busca por um reequilíbrio do espaço urbano feito com amor, dedicação e contando com a colaboração de todos os membros.

Primado do Respeito​: as associadas e os associados devem sempre se tratar de maneira respeitosa, aceitando as diferenças e celebrando a diversidade. Não serão tolerados comportamentos discriminatórios de qualquer natureza, nem comportamentos que incitem o ódio e promovam desavenças no grupo.

Ampla Territorialidade​: a atuação da MobiRio na cidade será equânime e semfavorecimento, atentando para as áreas historicamente relegadas ao segundo plano no intuito de reparar a falha do esquecimento.

Ação com Integridade​: a MobiRio sempre atuará de forma ética, íntegra, tendo por base o diálogo, a confiança, a transparência e participação democrática de todas associadas e associados.

Independência​: as ações da MobiRio são realizadas de modo independente e apartidário. Parcerias e projetos que comprometam a sua liberdade de posicionamento serão rechaçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *