PEDAL SONORO

Tempo de leitura: 1 minuto

Nenhum outro movimento consegue juntar mais gente nas ruas do que o carnaval, o que faz com que muitos critiquem a passividade do brasileiro com relação à política acusando a festa da carne de alienador de mentes. Pensando nisso, já é possível ver alguns movimentos que realizam protestos festivos, unido nossa paixão pela celebração com um viés de reivindicação de direitos, como o Pedal Sonoro.

Pedal Sonoro
Pedal Sonoro

Surgido no município de Niterói, Região Metropolitana do Rio, em 2013, junta dezenas de ciclistas e outros modais ativos de transporte em passeios que são animados por bicicletas sonorizadas. Com edições temáticas, percorre as ruas do município pelo menos uma vez por mês, que de forma festiva estimula a ciclo mobilidade. O dinheiro usado na compra dos equipamentos vem da venda de camisetas, adesivos e bebidas.

Também exerce pressão política na prefeitura, com seus integrantes participando de audiências públicas e cobrando do executivo e legislativo ações que estimulem o uso da bicicleta como veículo. Em 2016 participou da campanha Bicicleta nas Eleições, que elaborou propostas entregues aos candidatos e realizou um debate com aspirantes à câmara de vereadores.

O Pedal Sonoro já foi convidado para participar de eventos sobre ciclomobilidade em outras cidades, colocando suas caixas para tocar em Salvador e São Paulo. Agora, encerrando o ano, realizará sua segunda edição na capital fluminense.

Sábado, dia 17 de dezembro, as bicicletas sonorizadas e seus integrantes cruzarão a Baía de Guanabara e desembarcarão às 18h na Praça XV. Depois de uma breve concentração, sairá pelas ruas juntando ciclistas, skatistas e patinadores num rolé contemplativo. O passei é gratuito e todos estão convidados.

Curta o Pedal Sonoro no Facebook e confirme presença no evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *