MOBIRIO – ASSOCIAÇÃO CARIOCA PELA MOBILIDADE ATIVA

MOBIRIO – ASSOCIAÇÃO CARIOCA PELA MOBILIDADE ATIVA

Tempo de leitura: 2 minutos

Parte dos associados após a reunião de fundação da MobiRio

Foi fundada no sábado, 28 de janeiro, com aprovação do estatuto e escolha da primeira diretoria, a MobiRio (Associação Carioca pela Mobilidade Ativa), instituição que tem como objetivo tornar a cidade do Rio cada vez mais adequada ao transporte que utiliza tração humana, como a bicicleta, a caminhada, skates entre outros. O encontro aconteceu no Museu de Arte do Rio.

A associação atuará pressionando o poder público, inclusive com interpelação jurídica nos casos necessários, pautando a imprensa, criando projetos de educação entre outras formas. Democratizar o acesso à cidade é a finalidade da MobiRio, já que existem milhares de pessoas que querem se locomover sem precisar estar dentro de uma tonelada de aço, e garantir essa liberdade de escolha é contribuir com uma cidade mais inclusiva e reduzir a desigualdade.

A diretoria é formada pela arquiteta e urbanista Carolina Queiroz, pela advogada e produtora Joanna Almeida e pelo produtor Renan Braga.

Veja a carta de valores da associação. Se tiver se identificado e quiser participar, é só preencher o formulário para apreciação: https://goo.gl/forms/U6G3s27VpTMa1b3J2

Carta de Valores da MobiRIo

A MobiRio adota os valores e princípios abaixo na realização de suas finalidades. Todas associadas e associados devem observá-los enquanto membros.

Paixão e Companheirismo​: a MobiRio é composta por uma rede de pessoas que voluntariamente se dedicam à luta por uma cidade que respeita os modais ativos de transporte. O trabalho voluntário envolve a busca por um reequilíbrio do espaço urbano feito com amor, dedicação e contando com a colaboração de todos os membros.

Primado do Respeito​: as associadas e os associados devem sempre se tratar de maneira respeitosa, aceitando as diferenças e celebrando a diversidade. Não serão tolerados comportamentos discriminatórios de qualquer natureza, nem comportamentos que incitem o ódio e promovam desavenças no grupo.

Ampla Territorialidade​: a atuação da MobiRio na cidade será equânime e semfavorecimento, atentando para as áreas historicamente relegadas ao segundo plano no intuito de reparar a falha do esquecimento.

Ação com Integridade​: a MobiRio sempre atuará de forma ética, íntegra, tendo por base o diálogo, a confiança, a transparência e participação democrática de todas associadas e associados.

Independência​: as ações da MobiRio são realizadas de modo independente e apartidário. Parcerias e projetos que comprometam a sua liberdade de posicionamento serão rechaçados.

1 comentário


  1. Queria pedir ajuda a quem gosta de ciclismo como eu e meu filho ele se apaixonou por esse modelo de bike dobrável mas não tenho condições de compra uma agora se alguém poder doar uma pode está até precisando de reparo está bem velhinha e pq e o sonho dele moramos em uma comunidade da zona oeste se alguém se interessar meu contato 21970594417

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.